You are currently viewing Dicas de segurança para quem usa transporte público

Dicas de segurança para quem usa transporte público

Milhares de pessoas todos os dias precisam usar o transporte público para ir ao trabalho, faculdade, escola e muitos outros compromissos diários. Muitos têm a opção de escolher qual transporte público usar, mas a maioria não tem opção de escolha.

Com a quantidade de gente que precisa usar o transporte público é muito grande, também cresce a quantidade de bandidos que procuram uma oportunidade nesses transportes para fazer uma vítima.

Por isso, é tão importante adotar algumas medidas de segurança para não dar oportunidade para esses malfeitores.

Neste artigo vamos ver algumas dicas que são de grande valia quando o assunto é se proteger nos transportes públicos dos bandidos. Confira!

Transporte público

O transporte público no Brasil, no geral, é muito precário. As grandes cidades contam com algumas opções de transportes públicos como ônibus, metrôs, kombis, Vans e mini ônibus. Algumas pessoas podem escolher um desses para ir para seus compromissos.

Mas em todos eles é importante manter-se vigilante quanto à segurança. É preciso ter sempre em mente que durante o dia, várias pessoas passaram por aquele transporte, ou seja, ocuparam aquele ambiente.

Além disso, algumas situações que nós mesmo nos colocamos, podem facilitar a atuação de alguns bandidos. É preciso ter em mente que o transporte público é um ambiente que, embora muitas vezes tenha câmeras, não tem segurança por nenhum agente da lei.  

Dicas de segurança no transporte público

No transporte público podemos ter vários tipos de ameaças diárias. Algumas pessoas pensam que o único tipo de ameaça é daquela pessoa má intencionada. Mas não é!

Veja agora quais ameaças são essas e o que fazer para evitá-las e se proteger.  

Segurança na saúde

Quando pegamos um transporte público precisamos ter muito cuidado com a nossa saúde. É preciso tomar algumas ações para nos proteger daquele ambiente que, invisivelmente, é sujo. Muitas pessoas transitam nesses transportes todos os dias.

Por isso, sempre use álcool em gel, use máscaras de proteção e evite levar as mãos para áreas do rosto e outras. Outra coisa muito importante, se você é profissional da saúde, evite adentrar nesses locais com equipamentos de proteção que são usados no seu ambiente de trabalho como, por exemplo, jaleco feminino.

Outra dica de segurança para nossa saúde dentro dos transportes públicos é evitar comer qualquer coisa nesse ambiente. Porque a todo o momento, quando estamos no transporte público, precisamos nos segurar contra o balanço do transporte.   

Segurança pessoal

A segurança pessoal é um dos fatores mais necessários dentro de um transporte público. Quando estiver utilizando um transporte público, evite deixar o celular exposto para não atrair a atenção dos meliantes.

Coloque sua bolsa sempre na parte da frente do seu corpo, onde sua visão tem alcance, pois na parte de trás, corre risco de alguém abrir e você ser furtada. A mesma coisa serve para homens que têm o hábito de usar carteira no bolso de trás.

Também é importante evitar ficar na parte mais vaga do transporte. Procure estar próximo de outros passageiros. Evite dormir nos coletivos, isso facilita a ação de bandidos.

Deixe um comentário