You are currently viewing Quais os tipos de projetos de arquitetura e urbanismo você se identifica mais?

Quais os tipos de projetos de arquitetura e urbanismo você se identifica mais?

É muito comum querer começar a atuar em uma profissão, mas não saber ao certo por qual caminho seguir. 

Um arquiteto, assim como outros profissionais, também pode optar por trabalhar em diferentes áreas, em diferentes tipos de projetos de arquitetura.

Você conhece todos eles? Ainda não sabe com qual se identifica melhor? Continue lendo a seguir e conheça alguns deles.

Projeto residencial

A maioria dos Arquitetos concentram seus trabalhos em residências unifamiliares, criando projetos para um único cliente que procura um arquiteto para projetar sua casa.

Alguns arquitetos projetam a constituição do zero, idealizam a forma, estética, acabamentos e, às vezes, o mobiliário. Além disso, ajudam o cliente a fazer escolhas, o orçamento, a encontrar um bom empreiteiro e auxiliam durante a construção para que o proprietário receba a residência perfeita.

Projeto de paisagismo

O projeto de paisagismo é uma técnica voltada especificamente para elaboração de projetos novos ou substituição de locais que foram projetados de forma desordenada.

Ele consiste basicamente em planejar, projetar e gerir a paisagem de espaços externos e jardins internos, incluindo elementos estéticos e funcionais, como a grama sintética decorativa, fazendo total diferença na composição do ambiente.

Projeto Multifamiliar

Um projeto de arquitetura multifamiliar é maior e pode ser mais complexo do que uma residência unifamiliar, pois trata-se de edifícios e empreendimentos maiores. 

Eles podem se apresentar na forma de complexos de apartamentos ou apartamentos que abrigam várias famílias. 

Este tipo de projeto requer mais conhecimentos das exigências do código e coordenação do departamento de planejamento.

Varejo Comercial

Esses projetos de arquitetura lidam com edificações como lojas de construção, grandes shopping centers e fatores complexos como estacionamento, fluxo local etc.

Empresas com profissionais especializados em projetos arquitetônicos varejistas podem ser contratadas por grandes franquias e para fazer um projeto “protótipo” que pode ser replicado várias vezes.

Projetos Municipais

Esta categoria reúne diversos tipos de projeto de arquitetura, porém todos lidam com projetos públicos que têm regras especiais estabelecidas pelo governo.

Projetos Educacionais

Os arquitetos que trabalham criando instituições de ensino se especializam em escolas de 1º e 2º graus, até o ensino superior.

Grande parte dos escritórios de arquitetura que trabalham no setor da educação têm especialidade em projetar os espaços corretos para os alunos e lidar com as inúmeras necessidades e características deste tipo de edifício.

Edifícios de escritórios

Os edifícios de escritórios vão desde salas pequenas e médias até  arranha-céus, mas independentemente do seu tamanho, cada um deles possui necessidades especiais que os arquitetos profissionais sabem exatamente como suprir.

Dessa forma, os arquitetos que trabalham com este tipo de projeto precisam ser cem por cento familiarizados com os  cálculos, metragem quadrada, divisórias e acústica.

Além disso, os profissionais nesta área precisam saber lidar também com o design de interiores e com a escalabilidade espacial quando os clientes desejam expandir seus negócios.

Deixe um comentário